Como ter segurança jurídica na sua clínica de estética?
Como ter segurança jurídica na sua clínica de estética?
Diante do crescimento exponencial na área da Estética, podemos verificar que os pacientes estão cada vez mais exigentes, chegando com diagnósticos e protocolos prontos, além é claro das expectativas altíssimas, o que torna os profissionais da saúde estética vulneráveis.
Em decorrência deste contexto, e com a crescente demanda de procedimentos minimamente invasivos é necessário que os profissionais e administradores das clínicas de estética busquem uma estética segura, visto que, qualquer erro ou falta de alinhamento das expectativas junto ao seu paciente poderá comprometer o seu negócio judicialmente e até levá-lo a falência.
Para se ter um negócio nesta área com maior segurança é necessário observar alguns pontos cruciais, quais sejam:
O primeiro deles é adotar protocolos de segurança para evitar complicações, aqui está incluso o conhecimento da fisiologia e anatomia, anamnese clínica voltada para estética e saúde mental, biossegurança, conhecimento para diagnosticar e tratar intercorrências e o mais importante não ceder aos pedidos de seus pacientes.
Na minha trajetória na defesa de profissionais pude observar que por vezes os profissionais acabam cedendo a pedidos de seus pacientes, achando que fazendo isso vão superar suas expectativas.
Gostaria de trazer um dos casos que acompanhei, o qual a profissional acabou cedendo ao pedido de sua paciente, para realizar uma diluição menor da toxina botulínica, pois esta informou que já fazia este procedimento por anos, e fazendo desta forma teria uma durabilidade maior.
Pois bem, a profissional acabou acatando o pedido e o resumo da história foi: a paciente teve dificuldade de deglutir em decorrência da toxina aplicada na região do seu pescoço.
O que eu quero expor para vocês com esta história é: quem detém a técnica e sabe a forma de diluição, aplicação, protocolos e conduta são vocês profissionais e não o paciente.
O paciente precisa confiar que você fará o melhor conforme a sua avaliação, indicação e plano de tratamento.
Vocês profissionais jamais podem aceitar um pedido de diluição ou até mesmo de quantidade maior de aplicação de produto, pois no momento que acontecer uma complicação o paciente não vai ceder e se quer pensar duas vezes para te processar.
Além de adotar protocolos, é necessário alinhar as expectativas do seu paciente e documenta-las, afinal, o que não é documentado dificilmente é provado.
Já atendi diversas profissionais que informavam seus pacientes verbalmente sobre os riscos e benefícios dos procedimentos, mas na primeira oportunidade dentro do processo judicial alegavam que nunca foram informadas.
Portanto é necessário que você profissional ou administrador tenha bons documentos, tais como: Contrato de Prestação de serviços, Termo de Consentimento para cada procedimento realizado dentro do seu negócio, Ficha de Anamnese, Plano de Tratamento e Orçamento, Termo de Finalização e satisfação, Termo de Interrupção do tratamento, Termo de Renúncia de tratamento entre outros documentos que se fazem necessários conforme o seu modelo de negócio.
Os documentos acima são os documentos principais para se ter documentado as informações e expectativas do seu paciente, é através destes documentos que você profissional ou administrador consegue trazer uma maior segurança jurídica para o seu negócio.
Afinal não podemos evitar um processo, pois todos são livres para buscar o judiciário, mas podemos nos resguardar para comprovar que a conduta do profissional foi de acordo com os protocolos e práticas cientificas reconhecidas e respeitadas na legislação vigente, conforme o procedimento questionado pelo paciente.
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